sexta-feira, 15 de abril de 2011

Pop-Art “Arte Pop”

Pop-art começou a tomar forma no final da década de 1950, quando alguns artistas, depois de estudar os símbolos e produtos do mundo da propaganda nos Estados Unidos, passaram a transformá-los em temas de suas obras de arte.

A Pop-art reproduzia objetos do cotidiano em tamanho consideravelmente grande, transformando real em hiper-real, mas ao mesmo tempo produzia criticas que

apoiavam a necessidade dos objetos de consumo,

que na maioria das vezes se inspirava no aumento do próprio consumo. Além disso, muito do que era

considerada brega, virou moda, e até proporcionou transformação do que era considerado vulgar, em refinado, e aproximou a arte das massas, desmitificando, já que se utilizava de objetos próprios delas, a arte para poucos.

HISTÓRIA:

Com raízes no dadaísmo, o pop-art começou a tomar forma do fumal da década de 1950, quando alguns artistas, após estudar os símbolos e produtos do mundo da propaganda nos Estados Unidos, passaram a transformá-los em tema de suas obras. *_*Sua denominação foi empregada pela primeira vez em 1954, pelo crítico inglês Lawrence Alloway.

CARACTERÍSTICAS:

os materiais principais são: Gesso;

Tinta acrílica;

Látex;

Fluorescentes- brilhantes e vibrantes.

Para reproduzir as imagens do cotidiano com perfeição em tamanho maior.

PRINCIPAIS ARTISTAS:

*_* Robert Rauschenberg (1925) Criou as pinturas "combinadas", com garrafas de Coca-Cola, embalagens de produtos industrializados e pássaros empalhados.

Por volta de 1962, adotou a técnica de impressão em silk-screen para aplicar imagens fotográficas a grandes extensões da tela e unificava a composição por meio de grossas pinceladas de tinta. Esses trabalhos tiveram como temas episódios da história americana moderna e da cultura popular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário